Aves Papagaio-Cinzento-Timneh

Papagaio-Cinzento-Timneh


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psitaciformes
Família: Psittacidae
Género: Psittacus
Espécie: P. erithacus
Sub-espécie Psittacus erithacus timneh

Origem
Este animal é originário das florestas tropicais da costa ocidental africana, ligeiramente mais a sul que as outras espécies de papagaios cinzentos.
Encontra-se sobretudo entre a Guiné Bissau e a Costa do Marfim, nos países costeiros do Golfo da Guiné.

Como animal de companhia
O Papagaio Cinzento de Timneh é o menor dos três papagaios cinzentos de cauda vermelha, situando-se a sua envergadura entre os 25 e os 30 cm.

A sua coloração é muito semelhante ao Cinzento do Congo, embora o rabo não seja de um vermelho tão vivo, mas mais escuro, e em alguns casos mesmo castanho.
O bico, pelo contrário, não é tão escuro, apresentado por vezes tons acastanhados.

É também, das três espécies, aquela que com aprende mais facilidade, e o que consegue desenvolver um mais vasto vocabulário.

Outra característica peculiar é o facto desta ave ser bem mais agitada que os seus primos de maior dimensão, gostando de brincar nos poleiros e grades da gaiola, estando muito tempo em movimento, durante o dia.

O número de exemplares desta espécie na Natureza tem vindo a reduzir-se significativamente, devido à desmatação que se tem feito sentir nesta zona da costa africana, e ainda à sua caça para alimentação, já que nesta zona a sua carne é muito apreciada.

Simpático, afável, inteligente e muito «conversador», é capaz de repetir uma enorme quantidade de palavras e sons, sendo frequente imitarem o toque de telefones, sirenes de bombeiros, sinos de igreja e despertadores de relógio.

Tirando os sons que gosta de imitar, é um animal que não é ruidoso nem muito destruidor, apesar de ter um bico com uma força inacreditável, sendo capaz de cortar um dedo humano.

O senão destes animais é que, à semelhança dos outros papagaios cinzentos, não adoptam necessariamente o dono que os escolheu, adoptam um elemento da família, que pode ser alguém que, de início, nem mostrou grande interesse por ele.

Outro ponto menos bom é entrarem em stress com muita facilidade, quando se sentem marginalizados ou abandonados, e aí tornam-se um problema sério, já que não permitem que ninguém se aproxime, fazendo muito ruído e abrindo as asas para afastar as pessoas.

Esperança de vida
Esta espécie é também a que apresenta uma menor esperança de vida, situando-se a sua longevidade, em média, nos 30/32 anos.

Alimentação
A alimentação é relativamente fácil de encontrar em casas da especialidade a peso, ou nas grandes superfícies, em caixas. Em qualquer dos casos, essa alimentação já traz misturados os alimentos e vitaminas necessários.

Como suplemento alimentar, pode dar legumes frescos, depois de bem lavados em água corrente.

Cuidados especiais
Nunca se esqueça de borrifar a ave com água à temperatura ambiente nos dias de muito calor.
Evite ainda colocar a gaiola em locais onde o sol incida com muita intensidade.


Publicidade


Galeria fotográfica

Classificados
São Paulo, Brasil
Venda de Filhotes
Porto, Portugal
Procuro Cavalo Lusitano
Carnaxide, Portugal
Cão encotrado em Carnaxide


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy