Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Mais dois linces-ibéricos em Silves
2009-12-03 » Portugal
Chegaram ontem à Herdade da Santinha, onde funciona o Centro Nacional de Reprodução de Silves, os últimos dois linces-ibéricos que vêm para Portugal com o intuito de se reproduzirem e, a curto prazo, voltarem a repovoar algumas zonas do país - locais esses ainda por definir.

Desta vez chegaram dois machos, Calabacin e Éon, que vêm assim juntar-se aos outros 14 exemplares que foram chegando a Portugal nas últimas semanas.
Com a chegada destes novos dois machos fica concluído o primeiro contingente de animais previstos no acordo celebrado entre os dois países ibéricos. Espera-se que estes venham a originar descendentes que um dia, talvez dentro de três anos, venham a ser libertados num local ainda a ser seleccionado e que terá de ser escrutinado de acordo com um conjunto de itens que garantam a sua sobrevivência. Tudo isto com a participação de autarquias, habitantes e caçadores, que terão de estar na primeira linha de protecção desta espécie quando os animais forem libertados.

Os 14 outros animais que já se encontram em Portugal, oito machos e seis fêmeas, têm-se integrado de acordo com o que seria previsível, pelo que se espera que estes dois machos também se integrem bem.

Em Silves já se encontravam Azahar, Daman II, Erica, Ébano, Enebro, Espiga, Era, Fado, Fresco, Fresa, Fauno, Foco, Eucalipto e Drago, que vão ser acompanhados e monitorizados em permanência por uma equipa de profissionais seleccionada para colocar em prática o plano acordado entre as autoridades dos dois países.

Apesar dos conhecimentos já adquiridos em Espanha, onde o programa se iniciou, certamente que em Portugal irão surgir novos desafios, que irão contar com o empenho de todos aqueles que mais directamente lidam com estes linces. Os elementos da equipa vão trabalhar com estes animais e no futuro acompanharão as crias que forem nascendo em Silves, para que no futuro esses animais possam ser libertados com o máximo possível de condições de sobrevivência, para satisfação de todos, de ambos os lados da fronteira.
Notícias
Portugal
Foram muitos anos e muitas pessoas envolvidas dos dois lados da fronteira para que o lince-ibérico pudesse ter futuro. No período de duas semanas, as notícias que todos esperavam há anos surgiram, primeiro Jacarandá depois Lagunilla, duas das fêmeas libertadas em Portugal, tinham tido as suas primeiras crias, e havia pequenos linces para demonstrar que todo o investimento pessoal dos muitos envolvidos neste processo tinha valido a pena.
Um ano de linces-ibericos de volta à liberdade
Portugal
O programa de reintrodução do Lince-Ibérico em território nacional fez um ano. Entre a incerteza e o sucesso, muito tem sido feito para que este pequeno felino volte a prosperar no seu habitat natural.
Lince-Ibérico deixa de estar «criticamente ameaçado» e passa a «ameaçado» segundo a I.U.C.N.
Portugal e Espanha
Foram muitos anos de trabalho dos dois lados da fronteira, muita troca de informação, muitas horas de trabalho de todos os envolvidos, muitas expectativas, muito suor aqui e ali salpicado de lágrimas mas, com todos estes muitos, foi possível salvar o felino mais ameaçado do planeta.
Jardim Zoológico recebe dois exemplares de Lince-ibérico, o felino mais ameaçado do mundo
Portugal
O Jardim Zoológico acaba de receber dois exemplares de Lince-ibérico, no âmbito do projecto de conservação desta espécie, em parceria com Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Libertados os primeiros linces-ibéricos criados em cativeiro
Portugal
Depois de muitos anos em que o felino mais ameaçado do mundo não foi visto em liberdade em Portugal, o primeiro casal criado em cativeiro foi hoje libertado, ainda que de forma controlada, para que brevemente possa percorrer montes e vales e criar descendência, garantindo a esta espécie ameaçada um futuro em liberdade total.
Canis & Gatis

Canil Municipal de Águeda

Aveiro, Portugal

Abrigo Piccolina

São Paulo, Brasil

Parques
Lojas

Centro de Bem-Estar Animal

Porto, Portugal

Vida Rural

Distrito Federal, Brasil