Portugal

Cinco novas crias no Jardim Zoológico de Lisboa


2010-03-24

A grande família do Jardim Zoológico não pára de crescer e acabam de ser anunciados mais cinco novos moradores no parque. Três Tigres-de-sumatra, um Koala e um Bongo fazem as delícias dos visitantes.

Apesar de ter nascido a 20 de Maio de 2009, «Kiwa» (significa «Luz do Dia»), um koala macho, pesa apenas 1,20 Kg e vai continuar dependente da mãe até atingir pelo menos um ano de idade. As crias de Koala permanecem dentro de uma bolsa após o nascimento e «Kiwa» tinha já sete meses quando começou a sair da bolsa por curtos períodos de tempo.


Cria Koala Kiwa

O Jardim Zoológico tem um índice de reprodução muito elevado, o que volta a ser comprovado com o nascimento de três crias de Tigres-de-sumatra a 7 de Junho de 2009. Duas fêmeas e um macho são mais um caso de sucesso.

O mais recente bebé da família de Bongos nasceu a 12 de Janeiro de 2010 e deve o seu nome à noite chuvosa em que nasceu. «Tempestade» é uma fêmea Bongo e integrou-se rapidamente no grupo de fêmeas. Activa e bem disposta, tem demonstrado um desenvolvimento muito positivo.

Sobre os Koalas:
O seu nome científico é Phascolarctos cinereus adustus, um nome que deriva das palavras gregas phaskolon (bolsa), arktos (urso) e cinereus (cor de cinza). A palavra Koala nasceu de uma derivação do dialecto aborígene e traduz uma das singularidades desta espécie: significa simplesmente «não bebe».
Caracterizam-se por ter uma pelagem macia, de cor cinza mesclada no dorso e branca no ventre, cabeça arredondada, orelhas grandes e peludas e nariz grande e preto, sem um único pelo. Nas patas anteriores, o polegar e o dedo seguinte são oponíveis aos restantes dedos e, nas patas posteriores só os polegares são oponíveis. São estas características que lhes permitem agarrar-se aos troncos lisos dos eucaliptos.
Estes animais têm hábitos nocturnos e conseguem ser bastante solitários mas vivem em pequenos grupos. Originalmente, são provenientes das regiões Leste e Sudeste da Austrália.

Sobre os Tigres-de-sumatra:
De nome científico Panthera tigris sumatrae, os Tigres são os maiores felídeos actuais. O tamanho é variável com a subespécie, sendo os Tigres-de-sumatra os mais pequenos e os Tigres-de-sibéria os de maiores dimensões. Estes animais solitários e territoriais são mais activos ao crepúsculo e durante a noite. Caçam por emboscada e dependem mais da visão e da audição do que do olfacto.
Quando em habitat natural, os Tigres-de-sumatra vivem em florestas tropicais húmidas, na ilha de Samatra (Indonésia). O seu número total, em estado selvagem, está estimado em apenas 400 exemplares, daí que, devido à sua raridade estejam englobados em esforços para a sua recuperação através de programas de reprodução.


Cria de tigre-de-Sumatra

Sobre os Bongos:
O seu nome científico é Tragelaphus eurycerus isaaci, são da ordem dos artiodactyla e da família dos bovidae.
Animais de pelagem castanho-avermelhada, com riscas brancas verticais no dorso e um crescente branco no peito, os Bongos são animais tímidos e silenciosos que se alimentam de folhas, ramos de arbustos, raízes, frutos e casca de árvores. Ambos os sexos têm cornos em lira e de espiral única, com cerca de 100 cm de comprimento.
Os Bongos são provenientes da África Central. Em estado selvagem vivem em florestas tropicais densas, bosques e terrenos com coberto de bambu. Esta espécie em perigo está ameaçada pela caça e pela destruição do seu habitat natural.

Sobre o Jardim Zoológico:
A 28 de Maio de 2009, o Jardim Zoológico celebrou os seus 125 anos. Este foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica e, actualmente, acolhe cerca de 2000 animais pertencentes a cerca de 360 espécies. A principal missão do Jardim Zoológico é desenvolver um parque, tanto zoológico como botânico, como um centro de conservação, reprodução e reintrodução de espécies em vias de extinção, através da investigação científica e de programas de enriquecimento ambiental. Aliados a estes factores estão as vertentes pedagógica e lúdica.



Notícias
2016-09-03 Itália
Um cão foi retirado de entre os escombros em Amatrice, Itália, depois de ter estado 9 dias sob os escombros da casa onde vivia com os donos. Aparentemente, o cão, de nome Romeo, estaria no piso inferior da casa, ao contrario dos donos que dormiam no piso superior.
Filtros: Cães
Jardim Zoológico comemora Dia Mundial do Tigre
2016-07-28 Portugal
No próximo dia 29 de Julho, sexta-feira, conhecer o Tigre-da-sibéria e o Tigre-de-sumatra e aprender a estimular os comportamentos naturais desta espécie são os desafios lançados pelo Jardim Zoológico.
2016-07-10 Estados Unidos
São muitos os estudos que atribuem à companhia dos animais algum tipo de saúde para os donos. Agora, um novo estudo aponta particularmente para beneficios ao nível da saúde vascular para as mulheres. Segundo o estudo da Faculdade de Saúde Pública da Universidade da Geórgia do Sul, nos Estados Unidos, as mulheres com mais de 50 anos beneficiam particularmente da companhia de um cão ou gato como animal de estimação, em particular um gato, já que o número de senhoras donas de gatos que acabam por sofrer de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) é significativamente mais baixo que aquelas que não têm nenhum animal de companhia e consegue ser ainda mais baixo que aquelas que são donas de cães.
2016-05-15 Portugal
Foram muitos anos e muitas pessoas envolvidas dos dois lados da fronteira para que o lince-ibérico pudesse ter futuro. No período de duas semanas, as notícias que todos esperavam há anos surgiram, primeiro Jacarandá depois Lagunilla, duas das fêmeas libertadas em Portugal, tinham tido as suas primeiras crias, e havia pequenos linces para demonstrar que todo o investimento pessoal dos muitos envolvidos neste processo tinha valido a pena.
2016-05-15 Estados Unidos
Um cão de pastor alemão de nome Haus tornou-se esta semana um herói improvável, depois de ter salvo a jovem dona do ataque de uma cascavel no quintal de ambos em Tampa, na Florida, Estados Unidos. Haus, o pastor alemão, de dois anos, e Donya, a menina, de sete, bricavam no quintal como habitualmente, quando uma serpente encurralada pelas brincadeiras ameaçou atacar a menina.
Filtros: Cães
Leonardo DiCaprio irrita responsáveis indonésios por defender orangotangos e florestas do país.
2016-04-05 Indonésia
O ator americano Leonardo DiCaprio pode vir a ser proibido de voltar a entrar na Indonésia depois de, no final do mês de Março, ter feito uma visita a um santuário de orangotangos e logo aí ter feito algumas declarações que foram mal recebidas por alguns responsáveis do país, que já ameaçaram colocar o seu nome numa lista negra de prescritos.
2016-03-04 Portugal
O Jardim Zoológico marca presença na 28ª edição da BTL – Feira Internacional de Turismo, a maior montra da oferta turística em Portugal, entre 2 e 6 de Março. No stand, a diversão está garantida, com vários desafios e surpresas como a Roleta da Sorte, onde durante os dias de semana serão sorteados os famosos calendários do Zoo.
2016-02-21 Portugal
O Oceanário de Lisboa financia um fundo genético europeu gerido pelo «Fish and Aquatic Invertebrate Taxon Advisory Group» (FAITAG), no âmbito de programas de reprodução de espécies ameaçadas desenvolvidos pelos aquários públicos europeus.
2016-02-21 Portugal
Foi inaugurado a 13 de Fevereiro o primeiro serviço de Tomografia Axial Computorizada (TAC) e Ressonância Magnética para animais de companhia, em Portugal, disponibilizado pelo Centro de Imagem Montenegro.
2016-02-21 Argentina
Um golfinho bebé, de dois que arrojaram à costa na praia Santa Teresita, na Argentina, acabou por morrer depois de ter estado demasiado tempo fora de água, porque os veraneantes decidiram tirar «selfies» com ele.


Truques & Dicas
Publicidade


Galeria fotográfica

Classificados
São Paulo, Brasil
Venda de Filhotes
Carnaxide, Portugal
Cão encotrado em Carnaxide
São Paulo, Brasil
Pugs.com.br


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy