Escócia

Mistério da ponte dos cães suicidas pode ter sido desvendado


2015-06-09

Foi, no mínimo, uma centena o número de cães que teoricamente se terá suicidado nos últimos 50 anos na Overton Bridge, na Escócia. Esta ponte, construída em 1859, tornou-se famosa porque alguns cães se foram atirando desde o topo dessa estrutura, sem qualquer motivo aparente. Nos últimos anos, começou a ser contabilizado o número de animais que se atiravam e tornou-se mais ou menos óbvio que algo de estranho acontecia ali, de facto.

Um veterinário local, David Sands, da Clínica de Comportamento Animal de Lancashire, decidiu deitar mãos à obra e procurar uma explicação lógica para este acontecimento e, segundo ele, pode haver uma razão simples para este caso que atormentava donos de cães desta região escocesa.

Uma das primeiras constatações que fez é que a quase totalidade dos animais que se atiraram da ponte pertenciam a três raças bem definidas, Golden Retriever, Retriever do Labrador ou Collie. O que têm estas raças em comum? Um excelente olfato.

Este facto levou a que o investigador direcionasse o seu trabalho para a pesquisa de odores que pudessem levar os cães a ter este comportamento pouco normal. Uma avaliação pormenorizada no local levou a que fossem avaliadas as plantas, as águas e tudo o mais, mas neste momento o invasor local visom-americano é o principal suspeito para que os cães tenham este estranho comportamento nesta ponte. Um fator que chamou a atenção do investigador e o direcionou para o visom-americano foi o facto de os cães se atirarem quando o caudal do rio é menor e as águas ficam mais paradas.

A conclusão do investigador é então esta: o odor exalado pelas glândulas odoríferas dos visons enlouquecem os cães, principalmente aqueles que têm um olfato tão apurado como as raças identificadas. Ora, quando as águas ficam mais paradas, o odor fica concentrado e os cães ficam alucinados, deixam de reagir de forma natural e passam a ter comportamentos estranhos, entre os quais saltar para a morte de uma altura de mais de 12 metros de altura - cerca de quatro andares.

Apesar de ter já se conhecerem estas conclusões preliminares, vão continuar a ser desenvolvidos novos estudos que possam confirmar ou vir a negar os resultados até agora encontrados.

Quem ficou com a vida mais complicada foram os visons-americanos que, como em outros locais onde foram introduzidos já não eram particularmente bem vistos na Escócia, por trazer problemas à fauna autóctone, são agora acusados de ser a causa de muitos suicídios caninos e, nestes países, isso não costuma ser um bom augúrio para nada nem ninguém.



Notícias
2016-09-03 Itália
Um cão foi retirado de entre os escombros em Amatrice, Itália, depois de ter estado 9 dias sob os escombros da casa onde vivia com os donos. Aparentemente, o cão, de nome Romeo, estaria no piso inferior da casa, ao contrario dos donos que dormiam no piso superior.
Filtros: Cães
Jardim Zoológico comemora Dia Mundial do Tigre
2016-07-28 Portugal
No próximo dia 29 de Julho, sexta-feira, conhecer o Tigre-da-sibéria e o Tigre-de-sumatra e aprender a estimular os comportamentos naturais desta espécie são os desafios lançados pelo Jardim Zoológico.
2016-07-10 Estados Unidos
São muitos os estudos que atribuem à companhia dos animais algum tipo de saúde para os donos. Agora, um novo estudo aponta particularmente para beneficios ao nível da saúde vascular para as mulheres. Segundo o estudo da Faculdade de Saúde Pública da Universidade da Geórgia do Sul, nos Estados Unidos, as mulheres com mais de 50 anos beneficiam particularmente da companhia de um cão ou gato como animal de estimação, em particular um gato, já que o número de senhoras donas de gatos que acabam por sofrer de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) é significativamente mais baixo que aquelas que não têm nenhum animal de companhia e consegue ser ainda mais baixo que aquelas que são donas de cães.
2016-05-15 Portugal
Foram muitos anos e muitas pessoas envolvidas dos dois lados da fronteira para que o lince-ibérico pudesse ter futuro. No período de duas semanas, as notícias que todos esperavam há anos surgiram, primeiro Jacarandá depois Lagunilla, duas das fêmeas libertadas em Portugal, tinham tido as suas primeiras crias, e havia pequenos linces para demonstrar que todo o investimento pessoal dos muitos envolvidos neste processo tinha valido a pena.
2016-05-15 Estados Unidos
Um cão de pastor alemão de nome Haus tornou-se esta semana um herói improvável, depois de ter salvo a jovem dona do ataque de uma cascavel no quintal de ambos em Tampa, na Florida, Estados Unidos. Haus, o pastor alemão, de dois anos, e Donya, a menina, de sete, bricavam no quintal como habitualmente, quando uma serpente encurralada pelas brincadeiras ameaçou atacar a menina.
Filtros: Cães
Leonardo DiCaprio irrita responsáveis indonésios por defender orangotangos e florestas do país.
2016-04-05 Indonésia
O ator americano Leonardo DiCaprio pode vir a ser proibido de voltar a entrar na Indonésia depois de, no final do mês de Março, ter feito uma visita a um santuário de orangotangos e logo aí ter feito algumas declarações que foram mal recebidas por alguns responsáveis do país, que já ameaçaram colocar o seu nome numa lista negra de prescritos.
2016-03-04 Portugal
O Jardim Zoológico marca presença na 28ª edição da BTL – Feira Internacional de Turismo, a maior montra da oferta turística em Portugal, entre 2 e 6 de Março. No stand, a diversão está garantida, com vários desafios e surpresas como a Roleta da Sorte, onde durante os dias de semana serão sorteados os famosos calendários do Zoo.
2016-02-21 Portugal
O Oceanário de Lisboa financia um fundo genético europeu gerido pelo «Fish and Aquatic Invertebrate Taxon Advisory Group» (FAITAG), no âmbito de programas de reprodução de espécies ameaçadas desenvolvidos pelos aquários públicos europeus.
2016-02-21 Portugal
Foi inaugurado a 13 de Fevereiro o primeiro serviço de Tomografia Axial Computorizada (TAC) e Ressonância Magnética para animais de companhia, em Portugal, disponibilizado pelo Centro de Imagem Montenegro.
2016-02-21 Argentina
Um golfinho bebé, de dois que arrojaram à costa na praia Santa Teresita, na Argentina, acabou por morrer depois de ter estado demasiado tempo fora de água, porque os veraneantes decidiram tirar «selfies» com ele.


Truques & Dicas
Publicidade


Galeria fotográfica

Classificados
São Paulo, Brasil
Venda de Filhotes
Porto, Portugal
Procuro Cavalo Lusitano
Carnaxide, Portugal
Cão encotrado em Carnaxide


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy