Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Kaziranga National Park continua com sucesso recuperação do rinoceronte-indiano
2013-03-27 » Índia
Terminado o censo realizado aos rinocerontes-indianos existentes no Kaziranga National Park, e depois de anos em que a espécie esteve em risco, os responsáveis do parque não podiam estar mais satisfeitos com os resultados a que as suas equipas de guardas e funcionários chegaram: um aumento de, no mínimo, 39 animais em apenas um ano.

Para realizar este estudo sobre o número de rinocerontes no parque, a sua distribuição, e outros factores relevantes, foram necessárias 250 pessoas, que durante vários dias trabalharam de sol a sol para poder identificar todos os exemplares.

Apesar de o número de animais ter subido, o último ano não deixou de levantar questões de segurança e, apesar do elevado número de guardas, os caçadores furtivos conseguiram furar essa segurança e abater clandestinamente mais de duas dezenas de animais adultos.

Neste momento, o parque conta com 2329 rinocerontes-indianos. Dos 1329 adultos, 645 são machos e 684 fêmeas, e dos 1000 exemplares que são jovens crias, a quantidade por género não foi avançada pelos responsáveis do parque.

Estes números encorajadores são resultado de um grande investimento por parte das autoridades indianas, que se têm debruçado sobre a protecção das suas espécies icónicas, e que também já conseguiram começar a obter alguns resultados com outras delas, como o elefante-asiático, ou o tigre, para além de muitos outros animais. Um dos maiores problemas que as autoridades enfrentam todos os dias é a pressão exercida pelas populações junto dos animais selvagens do país já que, devido a sobrepopulação de vastas regiões do país, humanos e grandes animais vivem lado a lado, com mortes também de lado a lado, o que provoca grande descontentamento de parte das populações no que respeita aos animais que as autoridades tentam proteger.
Notícias
Guia de Adoção Responsável
Portugal
Em Portugal, a taxa de abandono de animais de companhia aumentou em mais de 30% nos últimos anos, o que se traduz numa média de 119 animais abandonados por dia. Explicações? A pandemia agravou este comportamento, mas não é a única razão.
Itália
Um cão foi retirado de entre os escombros em Amatrice, Itália, depois de ter estado nove dias sob as ruínas da casa onde vivia com os donos. Aparentemente, o cão, de nome Romeo, estaria no piso inferior da casa, ao contrário dos donos, que dormiam no piso superior.
Jardim Zoológico comemora Dia Mundial do Tigre
Portugal
No próximo dia 29 de Julho, sexta-feira, conhecer o Tigre-da-sibéria e o Tigre-de-sumatra e aprender a estimular os comportamentos naturais desta espécie são os desafios lançados pelo Jardim Zoológico.
Estados Unidos
São muitos os estudos que atribuem à companhia dos animais algum tipo de saúde para os donos. Agora, um novo estudo aponta particularmente para beneficios ao nível da saúde vascular para as mulheres.
Portugal
Foram muitos anos e muitas pessoas envolvidas dos dois lados da fronteira para que o lince-ibérico pudesse ter futuro. No período de duas semanas, as notícias que todos esperavam há anos surgiram, primeiro Jacarandá depois Lagunilla, duas das fêmeas libertadas em Portugal, tinham tido as suas primeiras crias, e havia pequenos linces para demonstrar que todo o investimento pessoal dos muitos envolvidos neste processo tinha valido a pena.
Canis & Gatis
Parques
Zoos

Zoo Pomerode

Santa Catarina, Brasil

Lojas

Petshop Cão

Tocantins, Brasil

José Luís Resina

Lisboa, Portugal

Hotéis

Dogfit Hotel

São Paulo, Brasil