Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Ataques de crocodilo no Rio Keve
2009-05-06 » Angola
Uma série de ataques de crocodilo no Rio Keve, na província do Kwanza-Sul, situada no Litoral Centro do território angolano, fez no mínimo nove vítimas mortais, todas elas crianças entre os 10 e os 16 anos. Tudo aconteceu em poucas semanas, na pequena localidade de Zâmbia, Município de Aboim.

Os ataques acontecem geralmente quando as pessoas se dirigem ao rio para encherem vasilhas com água, dado muitas delas não terem água canalizada nas suas habitações. Para além das crianças, também outras seis mulheres adultas foram já atacadas enquanto faziam o mesmo trabalho, tendo no entanto todas sobrevivido.
No cerne da questão está o sucedido a um canal que irrigava uma fazenda da região e onde os habitantes faziam a recolha de água de forma segura. Esse acesso à água foi fechado e agora as populações não têm outra forma de arranjar água senão no rio, onde os crocodilos abundam e atacam os humanos, já que estes têm reacções mais lentas que a grande maioria das outras presas selvagens que estão sempre em alerta. As vítimas são principalmente as crianças, que facilmente se distraem na berma do rio.

Em Angola podem ser encontrados com frequência em muitos rios, lagos e charcos, grandes crocodilos-do-Nilo. Podem também ser encontradas outras espécies de crocodilo, contudo, a espécie do Nilo é a maior e mais abundante, quer em Angola quer no resto do Continente Africano.

Estes ataques aconteceram no início da época em que os crocodilos africanos parecem demonstrar estar menos activos e terem o seu sentido predatório menos acirrado. Isto que acontece por volta dos meses de Junho e Julho, como ficou há alguns anos provado quando um casal polaco tentou iludir uma seguradora, dizendo que o homem tinha sido devorado por crocodilos-do-Nilo, no caso em Moçambique. A seguradora contratou um renomado investigador sul-africano que confirmou que nestes meses os ataques são praticamente inexistentes, vindo depois a receber a confirmação que o homem em questão tinha tido um cúmplice, uma «testemunha» que confirmara o ataque, e que a suposta vítima se encontravam na América Central à espera de uma choruda indeminização!

Esta baixa de ataques pelos crocodilos-do-Nilo nos meses do meio do ano, também era do conhecimento de outros sectores, principalmente dos meios militares sul-africanos.
Notícias
15000 crocodilos-do-Nilo fogem de quinta
África do Sul
Milhares de crocodilos pertecentes a uma quinta na região Norte da África-do-Sul encontram-se neste momento em fuga. A Rakwena Crocodile Farm dedica-se à criação destes répteis para exploração comercial e repovoamento, perto da fronteira com Moçambique.
Crocodilo-do-Nilo - Animal do mês no Jardim Zoológico
Portugal
Com um focinho longo e mais estreito na extremidade, o Crocodilo-do-nilo distingue-se das restantes espécies de crocodilo pelo quarto dente inferior de cada mandíbula, visível mesmo com a boca fechada.
Exposição Crocodilos de Angola
Angola - Luanda
Com início marcado para o dia 20 de Maio e durante trinta dias, vai decorrer em Luanda, no Museu de História Natural, uma exposição subordinada ao tema «Crocodilos de Angola» Em exposição vão estar três tipos diferentes destes répteis, o crocodilo-do-Nilo crocodylus niloticus, o crocodilo-da-Guiné ou africano Crocodylus cataphractus, e ainda o crocodilo-anão Osteolaemus tetraspis.
Crocodilo em Luanda
Angola
Um crocodilo que já há alguns dias apavorava pessoas e animais numa lagoa nas proximidades do Bairro Golf II, em Luanda, foi morto na passada terça-feira por um morador da zona. Alfredo Manuel, de mais de sessenta anos, apanhou o animal com uma lança igual às usadas pelos caçadores tribais, dos quais diz descender, na zona do Bengo.
Menino morre em brincadeira com crocodilos
Beihai - China
Era uma simples brincadeira de uma criança traquina, que desconhecia a forma como os crocodilos atacam e acabou por morrer nas mandíbulas de um deles. Este acidente aconteceu no passado dia 22 em Baihai, na província chinesa de Guangxi, num local supostamente protegido por barreiras e um guarda que, por motivos desconhecidos mas a ser investigados, não se encontrava no local à hora da tragédia.
Canis & Gatis
Parques

Tapada Nacional de Mafra

Lisboa, Portugal

Clínicas

Edelcio Diana Santa Maria

Paraná, Brasil

Valdir Perusso

Mato Grosso do Sul, Brasil

Lojas

Simpaticão

São Paulo, Brasil

Reino dos Bichos

Lisboa, Portugal