Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Zoo Pomerode
O Zoológico Pomerode começou em 1932, com uma lagoa nos fundos da casa do Sr. Hermann Weege, onde eram mantidos animais domésticos. Alguns animais nativos da região que eram atraídos para o local deram a ele a idéia de constituir o Zoológico, a primeira iniciativa privada deste tipo no Brasil.

Foi o primeiro zoológico a ser fundado no Sul e o terceiro no País. Foram trazidos mais animais da região e inclusive alguns animais foram importados da Europa para aumentar a coleção da família Weege, então em franco crescimento econômico. Por muitas décadas, o Zoológico Pomerode foi a única atração deste tipo em toda a região, sendo bastante conhecido por pessoas de todas as faixas etárias.

No entanto, especialmente na década de 90, uma série de problemas estratégicos e técnicos levaram a instituição a ser descredenciada pelo IBAMA, só não sendo fechada devido à carência de verbas federais para realizar a translocação de tantos animais. A falta de investimentos refletia-se no estado de conservação das instalações e na nutrição dos animais. Estes problemas foram revertidos quando, após a falência das Indústrias Weege, um grande benfeitor que prefere manter-se anônimo, alemão residente no Litoral Catarinense, iniciou uma série de importantes investimentos. As obras e gestão implantadas vêm incrementando o bem-estar dos animais e a qualidade da visita para o público, além de viabilizar a recente autonomia financeira do Zoológico em sua configuração atual.

O Zoo Pomerode é o maior referencial e pólo de atração turística do município, com 92% da intenção de visitação a esta cidade, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Blumenauense de Ensino Superior (2001). A cada ano, mais de 120.000 pessoas têm visitado o Zoo Pomerode. Isto reafirma a importância deste empreendimento para o município e demonstra o enorme potencial de expansão no atendimento e atração de visitantes, beneficiando os restaurantes e outros empreendimentos turísticos locais.

Atualmente o Zoológico conta com 210 espécies, totalizando 1200 animais. Mas a exposição de animais em recintos bonitos e adequados não é a única atividade desenvolvida pelo Zoo Pomerode. Desde 2002, há um programa de educação ambiental voltado principalmente às crianças, com o intuito de desenvolver a consciência ambiental e o respeito por todas as formas de vida de forma consistente e marcante. Além do trabalho com o público, o esforço de conservação inclui atividades que envolvem diretamente a fauna. Uma delas é a reprodução de espécies ameaçadas em cativeiro, destacando-se a jacutinga, o papagaio-charão e o gato-maracajá, entre outras. Outra importante atividade é o abrigo e reabilitação de animais de apreensões e de entregas provenientes da Polícia de Proteção Ambiental, citando-se os Batalhões de Blumenau, Joinville, Itajaí, Florianópolis e São Miguel d´Oeste, além de Centros de Triagem do IBAMA de diversas regiões do país. Desta forma, devido à inexistência de um Centro de Triagem em Santa Catarina, o Zoológico vem contribuindo em prol do meio ambiente e da sociedade, sem onerar o Poder Público.

Desde agosto de 2002, foram recebidos, triados e destinados mais de mil animais, maioria aves. Aqueles considerados aptos, foram liberados em ambientes naturais selecionados, para maximizar as chances de sucesso. O restante dos animais têm sido encaminhados a outras instituições afins, para programas de reprodução em cativeiro.
Rua Hermann Weege, 180
Centro
89107 Pomerode
Notícias
Guia de Adoção Responsável
Portugal
Em Portugal, a taxa de abandono de animais de companhia aumentou em mais de 30% nos últimos anos, o que se traduz numa média de 119 animais abandonados por dia. Explicações? A pandemia agravou este comportamento, mas não é a única razão.
Itália
Um cão foi retirado de entre os escombros em Amatrice, Itália, depois de ter estado nove dias sob as ruínas da casa onde vivia com os donos. Aparentemente, o cão, de nome Romeo, estaria no piso inferior da casa, ao contrário dos donos, que dormiam no piso superior.
Jardim Zoológico comemora Dia Mundial do Tigre
Portugal
No próximo dia 29 de Julho, sexta-feira, conhecer o Tigre-da-sibéria e o Tigre-de-sumatra e aprender a estimular os comportamentos naturais desta espécie são os desafios lançados pelo Jardim Zoológico.
Estados Unidos
São muitos os estudos que atribuem à companhia dos animais algum tipo de saúde para os donos. Agora, um novo estudo aponta particularmente para beneficios ao nível da saúde vascular para as mulheres.
Portugal
Foram muitos anos e muitas pessoas envolvidas dos dois lados da fronteira para que o lince-ibérico pudesse ter futuro. No período de duas semanas, as notícias que todos esperavam há anos surgiram, primeiro Jacarandá depois Lagunilla, duas das fêmeas libertadas em Portugal, tinham tido as suas primeiras crias, e havia pequenos linces para demonstrar que todo o investimento pessoal dos muitos envolvidos neste processo tinha valido a pena.
Canis & Gatis

Colina no Lapão

Lisboa, Portugal

Zoos

Mini Zoo Murycana

Rio de Janeiro, Brasil

Aquário Vasco da Gama

Lisboa, Portugal

Clínicas

Clínica Veterinária Toca dos Bichos

Rio Grande do Sul, Brasil

Ademar Meller Tiecher

Rio Grande do Sul, Brasil

Lojas

Tomaretus

São Paulo, Brasil

Pet Shop Cores do Mar

Rio de Janeiro, Brasil

Hotéis

Val de Palmela Hotel Canino

Setúbal, Portugal

Canil Fonte Nova

Lisboa, Portugal