Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Quando o conhecimento salva
2009-09-27 » Estados Unidos
Laurie Kay, proprietária de uma Pet Shop a Biscuits & Bows em Palatine, Estados Unidos, estava longe de saber a importância que viria a ter para si o curso de salvamento e emergência em animais que tinha feito há alguns anos.

Apesar de ter vastos conhecimentos sobre a saúde animal, em geral, e em algumas espécies, em particular, Laurie nunca pensou vir a ter de usar todos os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos e também no curso, e logo para salvar o seu cão, Benny, um Boxer de oito anos.

No passado dia 11 de Setembro, sem se aperceber de nada, levou Benny para a sua loja. Durante a manhã, começou a estranhar o comportamento do seu cão, mas não teve tempo para o levar ao seu veterinário de confiança. A dada altura, Benny teve um colapso cardíaco e acabou imóvel, prostrado no chão da loja entre prateleiras e clientes para espanto destes.

Foi nesta altura que Laurie teve de apelar a todos os conhecimentos adquiridos na formação e agir em conformidade com esse conhecimento.
Dado que animal não apresentava nenhum tipo de reacção, foi necessário proceder a massagem cardíaca e respiração artificial, conhecida nos humanos como Método Holger-Nielsen, e na prática como respiração boca-a-boca.

A verdade é que Benny começou a dar sinais de vida e de recuperação, foi levado ao hospital veterinário mais próximo, onde se continuou com sucesso a operação de salvamento do cão.

O veterinário que segue Benny desde que nasceu há muito que lhe tinha diagnosticado um problema cardiovascular. Laurie estava consciente disso, o que não sabia é que aquele curso, feito há muito tempo, ia ser crucial para salvar Benny.
Como sempre, o conhecimento acaba sempre por ser útil e não ocupa lugar - neste caso, salvou uma vida, a de Benny.
Notícias
Cão atirado pela janela
Barcelona
Um caso de violência doméstica terminou com o dono a atirar o animal, um cão Boxer de quatro meses, pela janela do quarto andar onde residia com a sua namorada. A polícia da zona de Santa Coloma de Gramenet, em Barcelona, acabou por deter o homem, depois de confirmar a morte do animal, cujo cadáver foi encontrado dentro de um saco de plástico, num contentor de lixo para onde o dono havia atirado o animal depois de o ter morto.
Canis & Gatis

Aanifeira

Aveiro, Portugal

Parques

Reserva do Luando

Malanje, Angola

Zoos
Clínicas

Kussler e Silva, Ltda ME

Rio Grande do Sul, Brasil

Lojas

Pombal Azul

Lisboa, Portugal

Kãomilão

São Paulo, Brasil

Hotéis

Eduardo Táxi Dog

São Paulo, Brasil

Cão Fiel

Rio Grande do Sul, Brasil