Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Argentinos criam vaca que produz leite semelhante ao humano
2011-06-11 » Argentina
Um grupo de investigadores do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) argentino apresentou publicamente uma vaca de Jersey que, segundo eles, irá produzir leite com um conteúdo proteico semelhante ao leite humano. O animal foi obtido por clonagem e o seu código genético contém dois genes humanos, que alegadamente permitirão que o objectivo dos investigadores seja atingido.

Este desejo é perseguido desde há muito por investigadores de todo o mundo, especialmente para os chineses, que muito têm investido na tentativa de serem os primeiros a conseguir estes resultados, mas desta vez foram os argentinos a levar a melhor.

Segundo um dos investigadores responsáveis, Adrián Mutto, este sucesso na investigação pode ter grandes implicações no futuro, já que os genes humanos presentes no código genético desta vaca permitirão a produção de proteínas lácteas humanas, nomeadamente a lactoferrina e a lisozima. O seu leite terá assim propriedades antibacterianas e antivirais muito semelhantes ao que teria o leite das mães humanas, ao mesmo tempo que permite um adequado aporte de ferro e de determinados anticorpos.

A vitela nasceu de cesariana, pois pesava 45 quilos - quase o dobro do peso que seria espectável para uma cria da sua raça - e era para se chamar Cristina, como a presidente do país, mas esta declinou a «homenagem» e sugeriu que a baptizassem de Rosita.

As vacas de Jersey são conhecidas pela qualidade do seu leite, considerado um dos melhores leites de vaca do mundo. O de Rosita terá ainda a vantagem de poder ser disponibilizado a todas as crianças que não possam, por algum motivo, ter acesso a esse bem fundamental a partir do peito da sua mãe.
Notícias
Flatulências de vaca provocam explosão em propriedade agrícola
Alemanha
Uma forte explosão provocada pelas flatulências de uma manada de vacas provocou esta segunda-feira a destruição da cobertura de um pavilhão onde os animais estavam alojados. Tudo se passou em Rasdorf, uma pequena aldeia no centro do país.
Vaca fugitiva sobe até ao quinto andar
Rússia
Uma vaca assustada com a presença de um touro apaixonado por si, fugiu do macho e, como não encontrou outra escapatória senão a porta de um prédio que se encontrava aberta, subiu as escadas até ao quinto andar, de onde não conseguiu descer sem ajuda.
Vaca clonada já produz leite semelhante ao humano
Argentina
Um grupo de cientistas da Universidade Nacional de San Martín e do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária clonou uma vaca de nome Issa, mas que também responde por Rosita, que tem a particularidade de produzir leite muito semelhante ao das mães humanas.
Aparelho para lavar vacas
Suécia
Uma empresa sueca desenvolveu um aparelho inovador para lavar vacas, o «Rotating-cow-brush», que agora comercializa. O objectivo principal é, segundo os responsáveis pelo projecto, aumentar a produção de leite e minimizar a disseminação de doenças.
Estranha maneira de roubar gado
África do Sul
Os tempos mudam e perdem-se os hábitos ancestrais. Agora, na África do Sul, rouba-se gado até de Fiat UNO! No velho Oeste americano, o gado era roubado por gangs de malfeitores a cavalo, armados de rifles e revólveres.
Canis & Gatis
Parques
Clínicas

Shopping da Terra

Mato Grosso, Brasil

Lojas

Avicultura Sueli

São Paulo, Brasil

Cláudio Gil Moita

Lisboa, Portugal

Hotéis

Parque Canino Dog World

São Paulo, Brasil