Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Cavalo do Sorraia
Ao falar desta raça de origem Ibérica, não podemos deixar de lembrar que, se ela ainda existe, isto fica a dever-se à visão de um homem, o Dr. Ruy d` Andrade.

De facto, já numa fase próxima da extinção, e numa altura em que pouco se falava de preservação das espécies, este sábio homem percebeu que era necessário intervir sobre a última manada ainda existente, quando a descobriu, por acaso, perto do rio Sorraia, em Coruche.
Daí para diante, foi uma luta permanente, agravada pelos problemas da consanguinidade, luta essa que durou até hoje, já, que os seus descendentes continuam o trabalho que o Dr. Ruy d` Andrade, com muita dedicação, iniciou.

Hoje, os seus descendentes, com particular empenho do Eng.º José Luis Sommer d`Andrade, continuam a manter esta raça na sua propriedade de Fontalva, de onde têm saído exemplares para outros criadores interessados, inclusivé para fora de Portugal.

O primitivo Sorraia já era representado em pinturas rupestres, sabendo-se da sua utilização posterior pelos romanos.
Foi, assim, o primeiro cavalo a ser domesticado na Península Ibérica. Pensa-se que o Cavalo Andaluz descenderá de cruzamentos dos ancestrais Sorraias, bem como o actual Lusitano.

A raça, em si, é caracterizada pela robustez dos animais, não obstante a sua pequena estatura, que se deve às condições do solo, terras pouco férteis, onde a raça se manteve durante centenas de anos.

São, naturalmente, cavalos de trabalho, embora possam com muita facilidade dedicar-se a outras actividades hípicas.
Apesar do seu temperamento muito independente, o Sorraia dá um bom cavalo de sela, embora tenha características muito próprias.

As cores características são o baio e o cinzento-rato.
A sua altura ronda os 1,30 – 1,40 m.

O ano de 2004 tem a particularidade de ser o Ano Nacional Oficial do Cavalo do Sorraia.
Notícias
Guia de Adoção Responsável
Portugal
Em Portugal, a taxa de abandono de animais de companhia aumentou em mais de 30% nos últimos anos, o que se traduz numa média de 119 animais abandonados por dia. Explicações? A pandemia agravou este comportamento, mas não é a única razão.
Itália
Um cão foi retirado de entre os escombros em Amatrice, Itália, depois de ter estado nove dias sob as ruínas da casa onde vivia com os donos. Aparentemente, o cão, de nome Romeo, estaria no piso inferior da casa, ao contrário dos donos, que dormiam no piso superior.
Jardim Zoológico comemora Dia Mundial do Tigre
Portugal
No próximo dia 29 de Julho, sexta-feira, conhecer o Tigre-da-sibéria e o Tigre-de-sumatra e aprender a estimular os comportamentos naturais desta espécie são os desafios lançados pelo Jardim Zoológico.
Estados Unidos
São muitos os estudos que atribuem à companhia dos animais algum tipo de saúde para os donos. Agora, um novo estudo aponta particularmente para beneficios ao nível da saúde vascular para as mulheres.
Portugal
Foram muitos anos e muitas pessoas envolvidas dos dois lados da fronteira para que o lince-ibérico pudesse ter futuro. No período de duas semanas, as notícias que todos esperavam há anos surgiram, primeiro Jacarandá depois Lagunilla, duas das fêmeas libertadas em Portugal, tinham tido as suas primeiras crias, e havia pequenos linces para demonstrar que todo o investimento pessoal dos muitos envolvidos neste processo tinha valido a pena.
Hotéis

Dog com Gato, Ltda

Rio Grande do Sul, Brasil

Canil Monte de Alpedriz

Leiria, Portugal