Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Animais de quinta
Em alguns países, ditos desenvolvidos, a maioria das crianças pensa que o leite nasce no pacote!

Como é preciso alterar este estado de coisas, criámos este espaço, de onde pais e crianças podem partir, em conjunto, à descoberta dos chamados «animais de quinta».

Os principais animais são abordados numa perspetiva recreativa e pedagógica, sem linguagens técnicas que possam impedir o usufruto da informação por crianças e jovens.

Aos adultos, daremos a conhecer algumas das principais raças e respetivas características, bem como a distribuição geográfica dos diversos animais e a função ou funções para que são criados.

Burro
Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Mammalia Ordem: Perissodactyla Família: Equidae Género: Equus Espécie: E. asinus Utilização O burro tem vindo a ser, cada vez mais, afastado da quinta.
Burro-Andaluz
Outros nomes: Burro-Lucena Burro andaluz-cordobés (Castelhano) Andalusian donkey (Inglês) Cordobes donkey (Inglês) Âne andalou (Francês) Anko du Perche (Francês) Origem: Foi trazido desde o Norte de África há cerca de 3000 anos, descendendo de burros dessa região, tendo desde então sido adaptados aos trabalhos rurais no Sul de Espanha.
Burro-Mirandês
Origem: Portugal - Terras de Miranda - Trás-os-Montes Outros nomes: Burro-de-Miranda Caracteristicas físicas: Os burros-mirandeses caracterizam-se por serem extremamente dóceis no contacto com os humanos.
Cabra
Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Mammalia Ordem: Artiodactyla Família: Bovidae Subfamília: Caprinae Género: Capra Espécie: C. aegagrus Subespécie: C. a. hircus A cabra é, de entre os animais de quinta, aquele que mais ligações mantém com as variedades selvagens da espécie.
Cabra-Algarvia
Origem e distribuição: Originária do Algarve, já a ser reproduzida por agricultores até ao Alto Alentejo. A Cabra-algarvia conta já com mais de 40 criadores e quase 5000 exemplares em 2013.
Cabra-Bravia
Origem: Portugal - Minho Existem em Portugal cerca de 100 criadores e 10000 animais registados. Estes animais destinam-se apenas à produção de carne.
Cabra-Charnequeira
Origem: Portugal - Beira Baixa Existem duas regiões onde esta espécie está implantada, na Beira Baixa e na costa Alenteja. O efectivo de animais desta espécie deverá rondar as 5000 unidadades registadas.
Cabra-Preta-de-Montesinho
Origem: Portugal - Nordestre de Trás-os-Montes Existe um efectivo de cerca de 850 animais.
Cabra-Serpentina
Origem: Alentejo - Portugal Neste momento existem criadores desta raça desde o Algarve até à Beira Alta. Existem registados pouco mais de 4000 animais desta espécie registados. Esta espécie é aproveitada para a aprodução de carne e de leite.
Cabra-Serrana
Origem: Portugal - Trás-os-Montes
Notícias
Flatulências de vaca provocam explosão em propriedade agrícola
Alemanha
Uma forte explosão provocada pelas flatulências de uma manada de vacas provocou esta segunda-feira a destruição da cobertura de um pavilhão onde os animais estavam alojados. Tudo se passou em Rasdorf, uma pequena aldeia no centro do país.
Depois dos cães o surf chega também aos porcos
Nova Zelândia
Um jornalista e aficionado dos desportos de natureza, e do surf em particular, está a treinar o seu leitão para a prática deste desporto. Aparentemente, Zorro – o leitão - gosta de surfar, mas parece gostar pouco de cair à água, apesar de ser um excelente nadador.
Porco treina bombeiros a perseguir animais
Inglaterra
Uma das competências que os bombeiros ingleses desenvolvem nas suas formações é a capacidade de perseguir e capturar animais em fuga. Para esse efeito, ganharam agora oficialmente um novo aliado no treino e formação – Dominic, o porco.
Vaca fugitiva sobe até ao quinto andar
Rússia
Uma vaca assustada com a presença de um touro apaixonado por si, fugiu do macho e, como não encontrou outra escapatória senão a porta de um prédio que se encontrava aberta, subiu as escadas até ao quinto andar, de onde não conseguiu descer sem ajuda.
Ingleses abrem Jogos Olímpicos com animais de quinta
Inglaterra
Conscientes das suas raízes e da importância que a agricultura tem no país, os responsáveis pela cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 preparam-se para inovar e surpreender os milhões de espectadores que vão assistir em directo, a partir de todo o mundo.
Canis & Gatis

Aanifeira

Aveiro, Portugal

Parques

Parque Nacional do Zinave

Inhambane, Moçambique

Zoos

Zoo Park Rio

Rio de Janeiro, Brasil

Quinta Pedagógica de Braga

Braga, Portugal

Clínicas
Lojas

Animal Med

Rio Grande do Sul, Brasil

O Canto dos Pássaros

Porto, Portugal

Hotéis

Canil Quinta São Fernando

Guarda, Portugal

Hospital Veterinário S. Miguel

São Miguel, Portugal