Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Cães protegem espécie de pinguim ameaçada
2015-09-20 » Austrália
Desde que os cães foram domesticados que se tornaram protetores dos humanos. Na Austrália foram mais longe e ajudaram a evitar que uma espécie de pinguim autóctone, o Pinguim-Azul de Middle Island, se extinguisse neste local.

Temos de recuar 15 anos para que se entenda a importância que Eudy e Tula, dois cães da raça Pastor de Maremmano-Abruzzese, tiveram neste caso de sucesso, depois de terem sido treinados para serem guarda-costas desta espécie de pequenos pinguins oriundos daquela região do planeta.

O alerta foi dado quando, no início do Século XXI, as raposas que durante o verão chegavam à ilha faziam destes pequenos e lentos pinguins o seu principal alvo e repasto, levando a que a comunidade local destas aves ficasse, alguns anos mais tarde, reduzida a apenas 4 animais, ao passo que alguns anos antes formavam bandos de centenas de aves.

Quando já se previa que os pequenos pinguins desaparecem, um cidadão local, agricultor intimamente ligado à natureza, propôs uma solução que a princípio parecia despropositada. O homem sugeriu que se treinassem cães Maremmano-Abruzzese para serem os guardiães dos pinguins, e na verdade assim foi possível evitar uma verdadeira tragédia.

Se o projeto de início encontrou alguma resistência, a prática demonstrou que era uma excelente solução e, depois de implementada, o número de pinguins subiu rapidamente e neste momento já estão identificados mais de uma centena e meia de aves, que estão identificadas, tornando este local a ter uma população viável de pinguins.

Neste momento surge um problema inerente a este processo. É que os dois cães que até agora asseguraram a segurança dos pinguins estão a ficar idosos e substitui-los por outros dois cães da mesma raça para manter e garantir um crescimento saudável da população de pinguins custa muito dinheiro, de que a autarquia local não dispõe de imediato.

Mas mais uma vez a população local agiu e inovou, criando um projeto de crowdfunding para resolver esta questão financeira, e neste momento já recolheu um terço do valor necessário para treinar novos cães protetores de pinguins.
Notícias
Itália
Um cão foi retirado de entre os escombros em Amatrice, Itália, depois de ter estado nove dias sob as ruínas da casa onde vivia com os donos. Aparentemente, o cão, de nome Romeo, estaria no piso inferior da casa, ao contrário dos donos, que dormiam no piso superior.
Estados Unidos
Um cão de pastor alemão de nome Haus tornou-se esta semana um herói improvável, depois de ter salvo a jovem dona do ataque de uma cascavel no quintal de ambos em Tampa, na Florida, Estados Unidos. Haus, o pastor alemão, de dois anos, e Donya, a menina, de sete, bricavam no quintal como habitualmente, quando uma serpente encurralada pelas brincadeiras ameaçou atacar a menina.
Detido suspeito de querer sequestrar cães dos Obama
Estados Unidos
Ao longo dos anos, os cães de água portugueses do presidente norte americano, Bo e Sunny, têm sido notícia por múltiplos motivos. Desta vez, supostamente um homem queria sequestrá-los, mas foi detido antes que isso acontecesse.
Culpa e vergonha não são sentimento dos cães
Austrália
Todos achamos que algumas expressões caninas são resultado de ralharmos com eles, nomeadamente se por algum motivo pensamos que devem sentir culpa ou vergonha. Contudo, segundo investigadores australianos, nenhum desses sentimentos é próprio dos cães.
Petição pede praia onde cães possam estar para o Algarve
Portugal
Um grupo de cidadãos lançou uma petição online com o intuito de que seja uma criada uma praia no Algarve onde os cães possam estar acompanhados pelos donos. Não é objetivo dos peticionantes que os cães possam frequentar todas as praias do Algarve ou do país, mas apenas que lhes seja permitido ir a uma praia onde não sejam vistos como intrusos durante a época balnear.
Parques

Reserva Nacional do Niassa

Niassa, Moçambique

Zoos
Clínicas

Rosa Manira Selister Buaes

Rio Grande do Sul, Brasil

Centro Veterinário Cidade Nova

Minas Gerais, Brasil

Lojas

Columbinos Parque

Setúbal, Portugal

Paula & Júlio

Ilha da Madeira, Portugal

Hotéis

Eurocan

Lisboa, Portugal