Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Ignorância e futilidade podem ter morto golfinho bebé
2016-02-21 » Argentina
Um golfinho bebé, de dois que arrojaram à costa na praia Santa Teresita, na Argentina, acabou por morrer depois de ter estado demasiado tempo fora de água, porque os veraneantes decidiram tirar «selfies» com ele.

Segundo alguns testemunhos, a cria de Golfinho-do-rio-da-prata (Pontoporia blainvillei) que morreu, terá aparecido próximo do areal, juntamente com outra cria que entretanto voltou a água mais profundas e desapareceu da vista dos presentes. O pequeno golfinho que ali ficou terá sido retirado da água para serem tiradas fotos e depois terá andado de mão em mão, até morrer por desidratação.

Questiona-se se o pequeno cetácio sobreviveria, uma vez que testemunhas dizem estar ferido quando arrojou à praia mas, fora do seu ambiente natural, e certamente já fragilizado, seria óbvio que acabaria por sucumbir rapidamente, mas aparentemente aqueles que quiseram tirar fotos não perceberam isso e não avisaram de imediato as autoridades. Quando as equipas de resgate de animais marinhos chegaram ao local, o animal já tinha sido devolvido ao mar sem vida.

Os golfinhos desta espécie habitam as águas costeiras da Argentina e do Brasil e ocasionalmente invadem os estuários dos rios, chegando mesmo a subir alguns quilómetros ao longo destes. Ao contrário de outros golfinhos, não são dados a grandes grupos, são quase sempre observados sozinhos ou aos pares e, muito ocasionalmente, em pequenos grupos de até 5 exemplares. É uma espécie ameaçada já que frequentemente são apanhados inadvertidamente nas redes dos Pescadores e esse fator tem levado ao declínio do número de indivíduos. Estima-se que existam cerca de 40.000 destes animais na área que habitam, e que cerca de 1500 acabem todos os anos por morrer nas redes de pesca.
Notícias
Portugal
Uma baleia-comum juvenil, com um comprimento estimado de 8 a 10 metros de comprimento, arrojou junto às rochas, perto da Praia da Parede, na tarde do último Sábado. Já morta, por causas ainda desconhecidas, a baleia terá sido atirada para aquele local devido ao mau tempo e à forte agitação marítima que se tem feito sentir em toda a costa e território continental.
Madagascar
As baleias-de-Omura, (Balaenoptera omurai), só foram identificadas em 2003 no Oceano Indico, na região de Madagascar, por um grupo de investigadores japoneses e a sua identificação só foi possível a partir de espécies mortos e com recurso a testes de ADN.
Baleia arroja à costa em Tavira
Portugal
Uma baleia com cerca de nove metros arrojou morta à praia de Cabanas de Tavira, no Parque Natural da Ria Formosa, durante a noite de ontem. Segundo uma bióloga da Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem, que se deslocou ao local, o animal teria já morrido há mais de 24 horas quando chegou ao local.
Jardim Zoológico apresenta nova cria de Golfinho
Portugal
O Jardim Zoológico apresenta, neste início de ano, uma cria muito especial, de Golfinho-roaz. O mais recente habitante do parque veio aumentar a família de Golfinhos e promete fazer as delícias dos visitantes no ano em que comemora o seu 130º aniversário.
Leão-marinho ataca Shakira
África do Sul
A cantora colombiana Shakira teve um fim-de-semana agitado na África do Sul, onde esteve envolvida em dois incidentes distintos com animais selvagens, mas nenhum deles parece ter-lhe tirado a boa disposição ou a vontade de estar próxima de animais que vivem no seu ambiente natural.
Canis & Gatis

Quinta do Mião

Setúbal, Portugal

Abrigo Piccolina

São Paulo, Brasil

Zoos

Zoológico de Fernandópolis

São Paulo, Brasil

Zoo de Lagos

Faro, Portugal

Clínicas

Medy Pety

Paraná, Brasil

Pet Center Veterinária, Ltda

Minas Gerais, Brasil

Lojas

O Ninho dos Bichos, Lda

Lisboa, Portugal

Pet Pat

São Paulo, Brasil

Hotéis

Canil e Escola Emanuel

Paraná, Brasil

Safari Shop

São Paulo, Brasil