Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Gatos
O gato é um dos animais de companhia mais fáceis de manter, razão pela qual, na maioria dos países industrializados, vai ganhando lugar ao cão, que exige outra disponibilidade.

Nesta secção, encontrará algumas indicações úteis sobre cada raça e seu comportamento mais comum.

Esperamos que estas informações ajudem os utilizadores a conhecer melhor o seu amigo felino, ou a decidir-se pela variedade que mais lhes convém.

Se cria ou possui um gato e tem conselhos e experiências que queira partilhar, participe!

Abissínio
Gato, na opinião da maioria dos autores, com origem no Grande Egipto, provavelmente na Etiópia (antiga Abissínia). Outros julgam que a sua origem poderá estar no Sudoeste asiático. De qualquer forma, esta raça tem sido apurada na Grã-Bretanha desde os anos 60 do século XIX, ramo de onde descende grande parte dos animais vivos.
American Curl
Informações gerais Raça de gatos tem origem nos Estados Unidos em Lakewood na California. Peso médio quando adulto Entre os 3 os 6 quilos. Cores mais comuns Bicolores Preto e Branco e Castanho e Branco, Preto, Tabby, Tabby Tigrado, Tabby Seal, Tartaruga Castanho.
Outros nomes Americano de Pêlo Duro Informações gerais Raça de gatos tem origem nos Estados Unidos. Peso médio quando adulto Entre os 3,5 os 7 quilos Cores mais comuns Todas as cores são aceites, excepto chocolate, lilás e colorpoint.
Angorá
Gato com origem na actual Turquia, pensa-se que foi domesticado pelos chineses, e eventualmente pelos tártaros. O seu aparecimento na Europa Ocidental dá-se em fins do séc. XVI, início do séc. XVII.
Azul Russo
Outros nomes Azul da Rússia Gato de Arcangel Azul Estrangeiro Gato de Arknangelsk Russian Shorthair Informações gerais A origem desta raça acredita-se ser nas gélidas terras de Arcangel, no Mar Branco no Norte da Rússia, daí o nome que até hoje perdura, embora subsistam algumas dúvidas quanto a esta origem.
Informações gerais Os Balineses tiveram origem nos Estados Unidos na década de 20 do século XX, a aprtir dos anos 40 começaram as tentativas para que fossem reconhecidos como raça o que veio a acontecer em 1970.
Bengal
Outros nomes Leopardettes Bengali Gato-de-bengala Informações gerais O bengal resulta do cruzamento entre o gato-leopardo-asiático (Felis bengalensis) e gatos domésticos comuns. Foi necessário um grande trabalho de selecção evolutiva para se chegar ao estado em que a raça se encontra e ainda continua desenvolver-se, graças a muitos apaixonados pelo bengal.
Outros nomes Japanese Bobtail Informações gerais Esta raça desenvolveu-se no Japão. Eram principalmente gatos que viviam em templos e que, para os estranhos que visitavam esses locais, eram considerados símbolos de amizade - isto por volta do Século VII.
Outros nomes Bombay Informações gerais Raça desenvolvida nos Estados Unidos por Nikki Horner durante os anos 50 e 60 do século XX, vindo a ser oficialmente reconhecida em 1976. Esta raça resulta do cruzamento entre Birmanês e o Pêlo Curto Americano, sendo que o objectivo era obter uma pequena pantera negra, o que veio a ser conseguido.
Bosques da Noruega
Outros nomes Norwegian Forest Cats, Norsk Skogkatt, Norwegische Waldkatze, Chat des Forêts Norvégiennes, Wegrie, NFO, Fada da Floresta. Esta raça é, como o nome indica, originária das florestas escandinavas do Norte da Noruega, mas também de florestas dos países escandinavos vizinhos.
Notícias
Street View felino
Japão
Já há muito que o Street View do Google invadiu a nossa vida, seja porque precisemos profissionalmente de o usar, seja apenas porque aqui e ali passou a ser notícia ou a fazer parte das notícias ou apenas por curiosidade.
Estados Unidos
Na política já tudo pode acontecer sem que achemos estranho, até um gato ser candidato à presidência de um dos mais poderosos países do mundo. E este é o mote para uma das histórias mais estranhas dos últimos dias.
Ver imagens e vídeos de gatos faz bem ao humor e à saúde
Estados Unidos
Pelo menos é isso que parece demonstrar um estudo da Indiana University Bloomington, liderado pela investigadora Jessica Gall Myrick. Para chegar a estes resultados, os investigadores observaram atenta e repetidamente o comportamento de 6500 pessoas enquanto viam vídeos mais ou menos engraçados de gatos nos seus computadores, e como reagiam nas horas subsequentes a essas visualizações.
E se os gatos gostassem de música?
Estados Unidos
Depois de muito se ter discutido sobre se os cães gostavam de ouvir música e de muitos estudos apontarem nesse sentido, eis que um grupo de investigadores das universidades americanas de Maryland e do Wisconsin dedicaram muito do seu tempo a tentar perceber se a música podia ter algum efeito sobre os gatos, terapêutico ou outro.
Inglaterra
Louis, um idoso gato amarelo já com uns respeitáveis 17 anos, está a deixar em pânico aqueles que passeiam os cães em redor desta catedral da região de Somerset. É que, segundo os relatos, o pequeno felino ataca inesperadamente os cães, independentemente do seu tamanho.
Canis & Gatis
Parques
Zoos

Zoo Pomerode

Santa Catarina, Brasil

Clínicas

Clínica Veterinária Patitucci

São Paulo, Brasil

Cão Gato & Cia

Paraná, Brasil

Lojas

Pêlos e Riças

Porto, Portugal

Hotéis