Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Aves
Esta secção é dedicada não só às aves de companhia, aquelas que, tipicamente, vivem nas nossas casas sem outra função que não seja alegrar-nos com as suas cores e o seu canto, mas também as aves silvestres, que, vivendo em liberdade, também nos dão a alegria do seu canto ou, simplesmente, o vislumbre da sua beleza.

Em relação a cada uma das espécies apresentadas como aves de companhia, encontrará alguns conselhos úteis e informações importantes.

Sobre as que vivem em liberdade, saberá onde pode encontrá-las e outras informações especificas sobre cada uma delas.

Se quiser partilhar as suas experiências e alguns conselhos que possam ser úteis a outros utilizadores, não hesite!

Abelharuco
Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Aves Ordem: Coraciiformes Família: Meropidae Género: Merops Outros nomes: Abelheiro Barranqueiro Bilheirós Melharuco papa-abelhas Bee-eater Distribuição Os abelharucos podem ser encontrados em vastas regiões do planeta, nos dois hemisférios, nomeadamente em África e na Europa.
Abetarda
Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Aves Ordem: Gruiformes Família: Otididae Género: Otis Espécie: O. tarda Outros nomes: Barbuda Betarda Bustard (Inglês) Distribuição As abetardas-comuns praticamente já só podem ser observadas em liberdade na Europa, nomeadamente na Península Ibérica e em países de Leste como a Rússia, a Hungria e a Turquia, no Norte e Centro de África, e em lugares tão distantes como a Índia ou a Austrália.
Abutre-do-Egipto
Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Aves Ordem: Ciconiiformes Família: Accipitridae Género: Neophron Espécie: N. percnopterus Distribuição Esta espécie pode ser encontrada no Sul da Europa, na Ásia e em África.
Abutre-preto
Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Aves Ordem: Ciconiiformes Família: Accipitridae Género: Aegypius Espécie: A. monachus Outros nomes Abutre-fusco Abutre-cinéreo Abutre-comum Abutre-negro Grifo Pica-osso Distribuição Estas aves podem ser encontradas no Sul da Europa, no Médio Oriente e na Ásia.
Açor
Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Aves Ordem: Ciconiiformes Família: Accipitridae Género: Accipiter Espécie: A. gentilis Distribuição O açor habita um pouco por toda a Europa, desde a costa ocidental até à Turquia, aparecendo ainda com alguma frequência no norte de África, em Marrocos.
Agapornis
Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Aves Ordem: Psittaciformes Família: Psittacidae Género: Agapornis Origem Este periquito tem origem nas florestas tropicais de África, podendo ser encontrado desde a costa atlântica até à costa do Índico.
Águia-das-Filipinas
Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Aves Ordem: Ciconiiformes Família: Accipitridae Género: Pithecophaga Espécie: P. jefferyi Distribuição Esta ave já só habita um pequeno conjunto de ilhas das Filipinas.
Águia-de-asa-redonda
Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Aves Ordem: Ciconiiformes Família: Accipitridae Género: Buteo Espécie: B. buteo Outros nomes: Miadeira Milhafre Minhoto Distribuição Esta ave de belo voar pode ser encontrada um pouco por toda a Europa, incluindo o território português, e é ainda encontrada até à Ásia Central.
Águia-imperial
Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Aves Ordem: Ciconiiformes Família: Accipitridae Género: Aquila Espécie: A. heliaca Distribuição Esta espécie de águia já só habita em locais isolados uns dos outros, embora ao longo de uma vasta área.
Águia-real
Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Aves Ordem: Ciconiiformes Família: Accipitridae Género: Aquila Espécie: A. chrysaetos Distribuição Esta ave pode ser encontrada desde a Europa Ocidental até à Ásia e ao Norte de África, podendo também ser encontrada em grande parte da América do Norte A águia real vive preferêncialmente nas terras altas e montanhosas, podendo (por enquanto.
Notícias
Aos 83 anos morreu o flamingo mais velho do mundo
Austrália
Tinha, segundo os registos do Zoo de Adelaide na Austrália, 83 anos ou mesmo mais, o flamingo mais velho em cativeiro conhecido no mundo. Sobreviveu aos difíceis tempos da 2ª Guerra Mundial, ao calor, aos incêndios e a todo o tipo de maleitas, e só a idade foi capaz de o curvar.
Festeje o Dia Internacional do Abutre com o Jardim Zoológico
Portugal
No próximo dia 1 de Setembro, o Jardim Zoológico volta a estar em festa para comemorar o Dia Internacional do Abutre! Sabia que pode encontrar esta ave de rapina no interior de Portugal? E que um Grifo é uma das espécies de abutre? O Jardim Zoológico desafia-o a vir conhecer a Tininha, o Abutre que faz parte da Apresentação de Aves em Voo Livre, no Bosque Encantado.
Ave considerada extinta há mais de 150 anos volta a ser observada no país
Nova Zelândia
O New Zealand Storm Petrels, uma ave endémica da Nova Zelândia, tinha sido dada como extinta há já mais de 150 anos, mas um grupo de investigadores do país dos kiwis conseguiu demonstrar agora o ressurgimento da espécie.
Grou-do-Japão inspira o romance no Jardim Zoológico
Portugal
O Jardim Zoológico convida todos os casais a festejar o Dia de São Valentim com muitas surpresas. Aproveite a oportunidade para conhecer uma das aves com um ritual de sedução e acasalamento mais peculiares, o Grou-do-Japão.
Exército treina 10.000 pombos correio em Sichuan
China
Depois de duas grandes catástrofes terem atingido em poucos anos a província chinesa de Sichuan e dos graves problemas de comunicações encontrados nessa altura pelas autoridades para contactar as vilas e cidades da região, os responsáveis pela protecção civil decidiram recuar no tempo e treinar pombos-correio para garantir que, se voltar a acontecer, fique disponível algum meio de comunicação - neste caso, o mais antigo, mas bastante fiável.
Parques

Parque Nacional das Emas

Goiás, Brasil

Parque Nacional do Jaú

Amazonas, Brasil

Zoos

Mini Zoo de Sete Lagoas

Minas Gerais, Brasil

Parque Dois Irmãos

Pernambuco, Brasil

Clínicas

Clínica Veterinária Pet

Rio Grande do Sul, Brasil

Luiz Gustavo Cramer

Rio Grande do Sul, Brasil

Lojas

Mundunido, Lda

Lisboa, Portugal

Alexandre Maria Pedro

Lisboa, Portugal

Hotéis

Hotelzinho da Zizi

São Paulo, Brasil

Hotel da Larga Vista

Setúbal, Portugal