Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Demónio-negro filmado e capturado por investigadores
2014-11-30 » Estados Unidos
Um dos mais estranhos e raros peixes conhecidos, o Demónio-negro-do-mar, também conhecido como peixe-diabo-negro, (Melanocetus johnsonii), foi filmado e capturado no seu habitat por investigadores do Instituto de Investigação do Aquário de Monterey Bay da Califórnia.
Não foi a primeira vez que os investigadores viram estes peixes no fundo do mar, esta mesma equipa já por três vezes o tinha feito nos últimos anos, mas nunca tinham capturado nenhum para os seus trabalhos de investigação sobre a espécie, que vive nas profundezas abissais.

Os Demónios-negros-do-mar vivem a grandes profundidades, estima-se que até perto dos 8000 metros, mas como pouco se sabe sobre esta espécie, são apenas suposições. Estes peixes são pequenos, podendo medir até cerca de 9 centímetros, uma cabeça desproporcional para o tamanho do corpo e uns dentes ainda maiores, para além de um apêndice na cabeça que produz uma luz que atraí até si as presas das quais se alimentam. As fêmeas, como esta agora capturada, são ainda dotadas de um estômago maior que os machos, o que lhes permite capturar presas maiores que elas próprias, algo que não acontece noutras espécies.

O exemplar agora capturado foi filmado e capturado através de um «robot» submarino a cerca de 2000 metros de profundidade, e morreu poucos instantes após a captura, já que são peixes habituados a viver sob pressões muito altas e, sem estarem sujeitos a essas pressões, acabam por morrer em pouco tempo. A maioria dos estudos relativos a esta espécie foi realizada com peixes encontrados mortos, que acabaram por vir à superfície.

Para muitos, esta espécie de peixe é considerada feia, mas para os investigadores envolvidos é linda, até porque toda a sua morfologia é fascinante para aqueles que se têm dedicado ao seu estudo.

Os Demónios-negros-do-mar são parentes de outro peixe bem mais conhecido do comum dos mortais, o tamboril, que neste momento se encontra ameaçado devido à captura intensa que tem sofrido para a alimentação humana.
Notícias
Nova exposição temporária do Oceanário abre a 22 de abril
Portugal
Rodrigo Leão compõe para a exposição «Florestas Submersas by Takashi Amano»
A nova exposição temporária do Oceanário de Lisboa, abrirá ao público no dia 22 de abril. «Florestas Submersas by Takashi Amano», apresentará o maior «nature aquarium» do mundo através de uma visita pelas florestas tropicais acompanhada de uma composição inédita de Rodrigo Leão.
Escoócia
Repetidamente se lê e ouve que alguns animais de estimação realizam tratamentos médicos de valor avultado. Neste caso, trata-se de um peixinho vermelho que teve de realizar uma cirurgia e, o dono não olhou aos custos para que o seu amigo tivesse o melhor tratamento possível.
Portugal
Os lagos e barragens da Tapada de Monserrate, em Sintra, situadas em pleno Parque Natural Sintra-Cascais, estão desde há algum tempo a ser preparados para receber nas suas águas algumas das espécies que sempre viveram na Bacia Hidrográfica de Colares, mas que desapareceram na totalidade, ou quase, com a introdução de espécies invasoras, como as carpas, os lagostins e os achigãs, que foi necessário erradicar para dar corpo a este importante projecto de reintrodução de espécies ameaçadas da fauna portuguesa.
Atum-rabilho vendido por preço recorde
Japão
Teme-se pela sua extinção e são em alguns mares protegidos por leis rigorosas, mas a cada ano que passa são mais apreciados pelo mercado japonês, onde o preço sobe em flecha todos os anos por esta altura.
Vaga de ataques de tubarões-brancos preocupa autoridades
Austrália
Depois de, em apenas 10 meses, cinco casos mortais ocorridos em praias australianas terem sido atribuídos a tubarões-brancos, as autoridades estão atentas ao problema e a pensar numa forma de proteger os banhistas.
Zoos

Parque Marechal Carmona

Lisboa, Portugal

Mini Zoo de Sete Lagoas

Minas Gerais, Brasil

Clínicas

É o Bicho

Distrito Federal, Brasil

Amigão Consultório Veterinário

Rio Grande do Sul, Brasil

Lojas
Hotéis