Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Rabirruivo-preto
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Família: Muscicapidae
Género: Phoenicurus
Espécie: P. ochruros

Distribuição
Pode ser encontrado em todo o território europeu e asiático. No Inverno, para evitar o frio, migra para Sul. As populações europeias viajam até África, nunca ultrapassando contudo a zona central do continente.

Pode ser encontrado em todo o território de Portugal Continental.

Esta ave tem uma grande capacidade de adaptação já que, sendo originária de áreas rochosas e montanhosas, adaptou-se com facilidade às áreas urbanas e seus jardins, onde se reproduz com muita facilidade.


Estado de conservação
Esta ave não apresenta para já qualquer risco, pelo que o seu estado de conservação é Pouco Preocupante.

Tamanho
Mede cerca de 14 centímetros e pode ter uma envergadura de asas de cerca de 24 centímetros.

Reprodução
Põe normalmente entre 4 e 6 ovos, que demora cerca de 13 dias a eclodir. Com frequência, fazem duas posturas anuais.

Alimentação
A base da sua alimentação são larvas e insectos, e ocasionalmente também se alimenta de sementes e bagas
Notícias
Guia de Adoção Responsável
Portugal
Em Portugal, a taxa de abandono de animais de companhia aumentou em mais de 30% nos últimos anos, o que se traduz numa média de 119 animais abandonados por dia. Explicações? A pandemia agravou este comportamento, mas não é a única razão.
Itália
Um cão foi retirado de entre os escombros em Amatrice, Itália, depois de ter estado nove dias sob as ruínas da casa onde vivia com os donos. Aparentemente, o cão, de nome Romeo, estaria no piso inferior da casa, ao contrário dos donos, que dormiam no piso superior.
Jardim Zoológico comemora Dia Mundial do Tigre
Portugal
No próximo dia 29 de Julho, sexta-feira, conhecer o Tigre-da-sibéria e o Tigre-de-sumatra e aprender a estimular os comportamentos naturais desta espécie são os desafios lançados pelo Jardim Zoológico.
Estados Unidos
São muitos os estudos que atribuem à companhia dos animais algum tipo de saúde para os donos. Agora, um novo estudo aponta particularmente para beneficios ao nível da saúde vascular para as mulheres.
Portugal
Foram muitos anos e muitas pessoas envolvidas dos dois lados da fronteira para que o lince-ibérico pudesse ter futuro. No período de duas semanas, as notícias que todos esperavam há anos surgiram, primeiro Jacarandá depois Lagunilla, duas das fêmeas libertadas em Portugal, tinham tido as suas primeiras crias, e havia pequenos linces para demonstrar que todo o investimento pessoal dos muitos envolvidos neste processo tinha valido a pena.