Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Governo indiano empenhado em reintroduzir chitas no território
2009-10-13 » Índia
Com carácter de urgência, o governo indiano pré aprovou algumas zonas onde irão ser feitos levantamentos sobre a possibilidade das chitas serem reintroduzidas no país, quase um século após o último exemplar ter sido morto no território.

Para que a reintrodução aconteça, cada local vai ter de ser monitorizado para saber se estão reunidos um conjunto de critérios imprescindível para que um projecto desta envergadura não acabe por ser um falhanço. Isto porque o número de chitas a viver em liberdade no mundo é muito baixo e todos os animais são de extrema importância para os programas internacionais de salvamento da espécie em curso.

Nos próximos meses vão ser estudados vários locais nos estados de Rajasthan, Madhya Pradesh, Gujarat e Chhattisgarh, para avaliar se o programa de reintrodução pode ser levado a cabo com segurança. Os critérios que estão a ser observados são: dimensão e qualidade da zona observada, quantidade e qualidade de presas indicadas para alimento das chitas no local e possibilidade da existência de conflitos entre os animais a serem reintroduzidos e populações locais.

Neste momento, as únicas chitas a viver em liberdade fora do continente africano encontram-se na Ásia, estando reduzidas a um pequeno território em solo iraniano, e estima-se que sejam menos de cem animais, o que praticamente impossibilita a sobrevivência da espécie a curto ou médio prazo.

Este é um passo importante dado pelas autoridades indianas que se mostram, assim, interessadas em promover a biodiversidade, com a protecção das espécies existentes, mas também com a reintrodução desta espécie já extinta no território. A coordenação do programa está entregue à Wildlife Trust of Índia.
Notícias
Chita Animal do Mês no Jardim Zoológico
Portugal
As Chitas são conhecidas por serem felinos esguios, com patas muito longas e uma cabeça pequena em relação ao resto do corpo. A sua pelagem amarela com um padrão regular de pintas negras não as deixa passar despercebidas! Para além de serem o animal terrestre mais rápido mundo, conseguem atingir uma velocidade máxima de 100 a 120 Km/h.
Usain Bolt adopta chita simbolicamente
Quénia
Numa tentativa de proteger as chitas no Quénia e alertar as populações africanas para o perigo que esta espécie corre, Usain Bolte, o homem mais rápido do mundo nos 100 metros, adoptou uma cria do animal terrestre mais rápido do planeta, a chita, numa cerimónia que decorreu no Parque Nacional Nairóbi.
Chita mata mulher em zoo belga
Bélgica - Antuérpia
Uma visitante habitual do zoológico de Olmen, foi morta por uma chita no passado Domingo, depois de ter aberto a jaula do animal. Por motivos desconhecidos, a mulher ainda jovem, de 37 anos, que era madrinha desta chita, terá permanecido no zoo para além do horário de funcionamento normal, sem conhecimento de ninguém, e aberto a jaula da chita, sem autorização ou conhecimento dos tratadores.
Parques
Lojas

Plantireal, Lda

Lisboa, Portugal

O Ninho dos Bichos, Lda

Lisboa, Portugal

Hotéis

Pousada Willow

São Paulo, Brasil

Pousada Nova

Santa Catarina, Brasil