Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Chita Animal do Mês no Jardim Zoológico
2013-02-27 » Portugal
As Chitas são conhecidas por serem felinos esguios, com patas muito longas e uma cabeça pequena em relação ao resto do corpo. A sua pelagem amarela com um padrão regular de pintas negras não as deixa passar despercebidas!

Para além de serem o animal terrestre mais rápido mundo, conseguem atingir uma velocidade máxima de 100 a 120 Km/h. São também o único felino diurno e no seu habitat natural procuram vegetação densa para se abrigar e conseguem trepar facilmente as árvores.

Solitárias por natureza, só os machos vivem em pequenos grupos, normalmente constituídos por irmãos, para facilitar a caça e a procura de uma companheira. Embora as Chitas não tenham um período de acasalamento específico, este não é um processo fácil, pois exige que o habitat reúna todas a condições favoráveis.

Enquanto a maioria dos felinos caça por emboscada, esta espécie caça por perseguição da presa em corrida. As suas presas preferidas são Gazelas, Impalas, e crias de Zebras e Gnus, ou pequenos mamíferos como as Lebres e Aves. As Chitas conseguem passar longos períodos sem beber.

As Chitas são consideradas uma espécie vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza. A caça ilegal para obter pele, a destruição do habitat e a perseguição dos criadores de gado são as principais ameaças à continuidade desta espécie.

Venha visitar as Chitas no Trilho das Chitas e fique a conhecer melhor todas as particularidades que distinguem o animal terreste mais rápido do mundo.
Notícias
Usain Bolt adopta chita simbolicamente
Quénia
Numa tentativa de proteger as chitas no Quénia e alertar as populações africanas para o perigo que esta espécie corre, Usain Bolte, o homem mais rápido do mundo nos 100 metros, adoptou uma cria do animal terrestre mais rápido do planeta, a chita, numa cerimónia que decorreu no Parque Nacional Nairóbi.
Governo indiano empenhado em reintroduzir chitas no território
Índia
Com carácter de urgência, o governo indiano pré aprovou algumas zonas onde irão ser feitos levantamentos sobre a possibilidade das chitas serem reintroduzidas no país, quase um século após o último exemplar ter sido morto no território.
Chita mata mulher em zoo belga
Bélgica - Antuérpia
Uma visitante habitual do zoológico de Olmen, foi morta por uma chita no passado Domingo, depois de ter aberto a jaula do animal. Por motivos desconhecidos, a mulher ainda jovem, de 37 anos, que era madrinha desta chita, terá permanecido no zoo para além do horário de funcionamento normal, sem conhecimento de ninguém, e aberto a jaula da chita, sem autorização ou conhecimento dos tratadores.
Zoos

Quinta do Zacarias

Santarém, Portugal

Zoo Pomerode

Santa Catarina, Brasil

Clínicas

Cláudia Montalvão Zambrano

Rio Grande do Sul, Brasil

Celso Paranhos Soares

Mato Grosso, Brasil

Lojas

Ibirapuera Dogs

São Paulo, Brasil

A Casa do Bull

Lisboa, Portugal

Hotéis

Cãontry Canil e Hotel

São Paulo, Brasil

Casa do Laranjal

Porto, Portugal