Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Koala macho do Jardim Zoológico emigra para França
2013-02-05 » Portugal
O Jardim Zoológico acaba de participar numa troca de Koalas machos com o Zooparc de Beauval, em França. No âmbito do programa de preservação da espécie, esta troca tem como principal objetivo reunir as condições necessárias para o acasalamento dos Koalas e continuidade da espécie nos dois parques zoológicos.

Nascido em Lisboa há três anos, o Koala macho Kiwa (nome aborígene australiano que significa “Luz do Dia”) vivia no Jardim Zoológico com a sua mãe, tia e irmã. O facto de todas as fêmeas Koalas do parque serem familiares de Kiwa não permitia o seu acasalamento. O mesmo acontecia com Pintupi, também com três anos de idade, o Koala macho existente no Jardim Zoológico francês, que coabitava apenas com outros membros da sua família, impedindo o seu acasalamento.

A troca de Koalas está inserida no programa de preservação da espécie levado a cabo pela Associação Europeia de Zoos e Aquários, da qual o Jardim Zoológico faz parte. Todo o processo foi acompanhado pelos profissionais do Jardim Zoológico e da TAP, que ajudaram Kiwa e Pintupi a adaptar-se não só à sua nova casa, como à viagem de avião.

O Koala Kiwa partiu assim para França e Pintupi foi recebido em Lisboa, no Jardim Zoológico, onde o esperava a sua nova namorada Orana, a irmã de Kiwa. O processo de adaptação de Pintupi à sua nova casa está a decorrer como previsto, estando no início da sua integração no grupo. Por enquanto irá permanecer na área interior da instalação, e, quando as temperaturas assim o permitirem, poderá ser visto também no exterior.

Atualmente, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, os Koalas são uma espécie quase ameaçada, sendo necessário garantir a sua proteção e conservação para que o futuro não seja comprometido. A desflorestação, os fogos, as doenças e a caça excessiva por desporto e para o comércio de peles, são algumas das principais ameaças a esta espécie que é o símbolo da Austrália.

Venha conhecer o Pintupi, o novo Koala macho do Jardim Zoológico e aproveite para visitar os mais de 2000 animais de 360 espécies diferentes existentes no parque.
Notícias
Cerca de 700 koalas abatidos por excesso de população
Austrália
As autoridades australianas estão a realizar o abate de cerca de 700 koalas no sudeste do país, dado que um elevado crescimento do número destes belos animais na região está a criar dificuldades na obtenção de alimento para a generalidade da população desta espécie.
Koalas podem desaparecer dentro de 30 anos
Austrália
Um recente estudo realizado pela Fundação Koala demonstrou que o número de koalas sofreu um grande declínio nos últimos seis anos, caindo de cerca de 100.000 animais para cerca de 43.000, o que provocou o alarme entre os responsáveis pela fauna australiana.
Koala com sorte
Austrália / Brisbane
Como é sabido, os atropelamentos de animais causam muitas mortes. Muitas vezes, acontece com espécies em risco, o que ainda dificulta mais a vida a quem deles tem de cuidar. Desta vez foi um koala, um macho com uma idade estimada de 8 anos, que milagrosamente sobreviveu a um atropelamento, depois de ter sido arrastado por um automóvel durante cerca de doze quilómetros.
Koala branco raro encontrado doente
Austrália
Um koala branco (não um koala albino) extremamente raro foi encontrado por uma patrulha da polícia no Leste da Austrália muito debilitado e em manifesto sofrimento. A patrulha entregou o pobre koala, a quem chamaram Mick, no hospital para animais desta espécie existente a Norte de Sydney, o Port Macquarie Koala Hospital, que acolhe animais feridos de todo o país, para serem reabilitados e, quando possível, devolvidos à sua zona de origem.
Canis & Gatis
Parques
Zoos

Mini Zoo Murycana

Rio de Janeiro, Brasil

Zoo Park Rio

Rio de Janeiro, Brasil

Clínicas
Lojas

Hiperbichos

Lisboa, Portugal

Hotéis

Canil Sol d`Arrábida

Setúbal, Portugal

Cia Das Patas

São Paulo, Brasil