Gatos
Rafeiro
Gatos
O gato é um dos animais de companhia mais fáceis de manter, razão pela qual, na maioria dos países industrializados, vai ganhando lugar ao cão, que exige outra disponibilidade.
Nesta secção, encontrará algumas indicações úteis sobre cada raça e seu comportamento mais comum. Esperamos que estas informações ajudem os utilizadores a conhecer melhor o seu amigo felino, ou a decidir-se pela variedade que mais lhes convém.
Se cria ou possui um gato e tem conselhos e experiências que queira partilhar, participe! Envie-nos a sua colaboração e teremos todo o gosto em procurar uma forma de a publicar.
Gato, na opinião da maioria dos autores, com origem no Grande Egipto, provavelmente na Etiópia (antiga Abissínia). Outros julgam que a sua origem poderá estar no Sudoeste asiático.
De qualquer forma, esta raça tem sido apurada na Grã-Bretanha desde os anos 60 do século XIX, ramo de onde descende grande parte dos animais vivos.
Informações gerais
Raça de gatos tem origem nos Estados Unidos em Lakewood na California.
Peso médio quando adulto
Entre os 3 os 6 quilos.
Cores mais comuns
Bicolores Preto e Branco e Castanho e Branco, Preto, Tabby, Tabby Tigrado, Tabby Seal, Tartaruga Castanho.
Outros nomes
Americano de Pêlo Duro
Informações gerais
Raça de gatos tem origem nos Estados Unidos.
Peso médio quando adulto
Entre os 3,5 os 7 quilos
Cores mais comuns
Todas as cores são aceites, excepto chocolate, lilás e colorpoint.
Gato com origem na actual Turquia, pensa-se que foi domesticado pelos chineses, e eventualmente pelos tártaros. O seu aparecimento na Europa Ocidental dá-se em fins do séc. XVI, início do séc. XVII.
Há dois tipos diferentes de pelagem nestes gatos: a comprida e a curta.
Outros nomes
Azul da Rússia
Gato de Arcangel
Azul Estrangeiro
Gato de Arknangelsk
Russian Shorthair
Informações gerais
A origem desta raça acredita-se ser nas gélidas terras de Arcangel, no Mar Branco no Norte da Rússia, daí o nome que até hoje perdura, embora subsistam algumas dúvidas quanto a esta origem.
Informações gerais
Os Balineses tiveram origem nos Estados Unidos na década de 20 do século XX, a aprtir dos anos 40 começaram as tentativas para que fossem reconhecidos como raça o que veio a acontecer em 1970.
Outros nomes
Leopardettes
Bengali
Gato-de-bengala
Informações gerais
O bengal resulta do cruzamento entre o gato-leopardo-asiático (Felis bengalensis) e gatos domésticos comuns. Foi necessário um grande trabalho de selecção evolutiva para se chegar ao estado em que a raça se encontra e ainda continua desenvolver-se, graças a muitos apaixonados pelo bengal.
Outros nomes
Japanese Bobtail
Informações gerais
Esta raça desenvolveu-se no Japão. Eram principalmente gatos que viviam em templos e que, para os estranhos que visitavam esses locais, eram considerados símbolos de amizade - isto por volta do Século VII.
Outros nomes
Bombay
Informações gerais
Raça desenvolvida nos Estados Unidos por Nikki Horner durante os anos 50 e 60 do século XX, vindo a ser oficialmente reconhecida em 1976. Esta raça resulta do cruzamento entre Birmanês e o Pêlo Curto Americano, sendo que o objectivo era obter uma pequena pantera negra, o que veio a ser conseguido.
Outros nomes
Norwegian Forest Cats, Norsk Skogkatt, Norwegische Waldkatze, Chat des Forêts Norvégiennes, Wegrie, NFO, Fada da Floresta.
Esta raça é, como o nome indica, originária das florestas escandinavas do Norte da Noruega, mas também de florestas dos países escandinavos vizinhos.
Outros nomes
Burmês
Birmanês
Birmano
Informações gerais
O gato Burmese tem sua origem numa região que abrange a Tailândia (antiga Sião), a Malásia e Myanmar (antigo Burma). Acredita-se descender de uma antiga raça de gatos que podiam ser encontrados em quase todos os templos da região.
Informações gerais
Esta raça tem origem na Grã-Bretanha, em Bodmin Moor, na Cornualha em 1950, no entanto só veio ser reconhecida como raça no seu país de origem em 1967. Nos Estados unidos, só foi reconhecida mais de uma década depois, em 1979.
Outros nomes
Pixie cat
Alien cat
ET
Informações gerais
Os Devon Rex, foram descobertos em Buckfastleigh, Devon, Inglaterra em 1960. Os primeiros exemplares, foram casualmente encontrados numa ninhada de uma gata abandonada, e foram recolhidos como sendo Cornish Rex, só mais tarde se tendo percebido que se estava perante uma nova raça.
Informações gerais
Esta raça tem origem na Alemanha, Berlim Oriental, em meados dos anos 40 do século XX, altura em que começaram a ser vistos como raça, no entanto, já nos anos 30, antes da guerra, havia relatos de quem se tivesse interessado por eles.
Outros nomes
Havana-Brown
Informações gerais
Origem nas Ilhas Britânicas e paralelamente nos Estados Unidos. Foi reconhecido como raça pela primeira vez em 1958.
Peso médio quando adulto
Entre os 2,5 e os 6 quilos
Cores mais comuns
Castanho
Informações gerais
A origem desta raça, remonta a meados dos anos 70 do Século XX, nas Ilhas Britânicas.
Peso médio quando adulto
Entre os 2 e os 6 quilos
Cores mais comuns
Canela. embora existam gatos desta raça de outras cores.
Outros nomes
Gigante Gentil, Coon Cat, Maine Shag.
A origem desta raça é nos Estados Unidos, em particular no Estado do Maine, onde existem várias lendas populares para o seu aparecimento. É extremamente resistente e adaptada a Invernos rigorosos.
Informações gerais
Como acontece com outras raças, o aparecimento do ocicat está ligado a uma criadora específica e a um acontecimento casual. Decorriam então os anos sessenta do sec. XX e a senhora, uma norte americana de nome Virginia Daly, dedicava-se a cruzar siameses com abissínios, quando desses cruzamentos nasceu um gato com uma pelagem parecida com o jaguar.
Outros nomes
American Shorthair (nome actual), Domestic Shorthair (até 1966).
Origem
As origens desta raça estão nos primeiros gatos domésticos que os colonizadores levaram para o território americano.
O gato persa tem, como o nome indica, origem na antiga Pérsia, o actual Irão e é, possivelmente, a raça de gatos mais conhecida.
Charmoso, afável, brincalhão e, acima de tudo, cativante, este felino de pêlo comprido tem conquistado admiradores em todo o mundo.
Entende-se por rafeiro todo o gato que resulta do cruzamento de outras raças, ou cruzamentos de cruzamentos.
Frequentemente, encontramos gatos rafeiros com pelagem igual à de raças bem definidas. Isto é particularmente notório nos siameses; talvez os genes dos siameses perdurem mais tempo do que outros.
Outros nomes
Boneca de trapos
Informações gerais
Esta raça, com origem nos Estados Unidos, foi reconhecida em 1965, mas na Europa só recentemente começou a aparecer em exposições. O Ragdoll está umbilicalmente ligado a uma única pessoa, Ann Baker, uma criadora de gatos que durante os anos 50 do século XX seleccionou os primeiros animais, a partir do cruzamento entre outras raças, até atingir as características que desejava.
Outros nomes
Birmanês
Birman
Gato sagrado de Burma
Informações gerais
Diz-se que esta raça será descendente directa dos gatos criados em templos budistas. Esta crença surge aliada a uma lenda que faz parte da mitologia local segundo a qual, a certa altura, um gato branco, protector de um monge, terá mudado de cor quando o seu templo foi atacado por rebeldes e o monge foi morto.
Informações gerais
Com origem nos Estados Undidos, o gato Savannah resulta do cruzamento entre o gato doméstico comum e o serval, um felino selvagem africano que habita as savanas. Este híbrido é muito raro já que a grande maioria das crias são estéreis.
Outros nomes
Highland Fold
Scottish Fold Longhair
Longhair Fold
Informações gerais
A origem desta raça é nas terras baixas da Escócia, na zona de Coupar Angus, no Leste do país, no início dos anos 60 do século xx.
Gato com origem na Ásia, provavelmente na actual Tailândia, a raça tem sido apurada na Grã-Bretanha desde os finais século XIX, de onde espalhou para os quatro cantos do mundo.
Como todos os gatos, o siamês é astuto, observador e independente.
Outros nomes:
Pelado Canadiano
Pelado Canadense
Origem:
Canadá
Informações gerais
O tonquinês resulta do cruzamento entre o burmanês e o siamês, na América do Norte, e foi considerado como raça no início dos anos 30 de século XX. São gatos muito afectivos e também sociáveis, quer com outros animais, gatos e cães, quer com humanos e as crianças parecem ser do seu agrado.
Japão
Já há muito que o Street View do Google invadiu a nossa vida, seja porque precisemos profissionalmente de o usar, seja apenas porque aqui e ali passou a ser notícia ou a fazer parte das notícias ou apenas por curiosidade.
Estados Unidos
Na política já tudo pode acontecer sem que achemos estranho, até um gato ser candidato à presidência de um dos mais poderosos países do mundo.
E este é o mote para uma das histórias mais estranhas dos últimos dias.
Estados Unidos
Pelo menos é isso que parece demonstrar um estudo da Indiana University Bloomington, liderado pela investigadora Jessica Gall Myrick.
Para chegar a estes resultados, os investigadores observaram atenta e repetidamente o comportamento de 6500 pessoas enquanto viam vídeos mais ou menos engraçados de gatos nos seus computadores, e como reagiam nas horas subsequentes a essas visualizações.