Aves Pato-real

Pato-real


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Order: Anseriformes
Família: Anatidae
Subfamília: Anatinae
Género: Anas
Espécie: A. platyrhynchos

Outros nomes:
Pato-bravo
Pato-selvagem

Distribuição:
Pode ser encontrado em todos os continentes, embora seja mais frequente nos Hemisfério Norte. É o pato ancestral da maioria dos patos que ao longo dos séculos foram domesticados.

Em Portugal era relativamente raro nas aglomerados populacionais, mas nos últimos anos houve uma progressiva invasão de lagos, rios, riachos, lagoas, charcos e até tanques artificiais e neste momento é praticamente impossível encontrar um local com água doce, de pequena ou média dimensão, onde não existam patos-reais. Com a chegada destas aves aos grandes centros populacionais tornou esta espécie extremamente popular, já que as crianças e adultos passaram a contactar quase diariamente com estes patos.

Aos fins de tarde estas aves aproveitam para voar sós ou em grupo, sendo também uma excelente altura para observar o seu voar característico e as suas formações.

Alimentação:
Bagas, sementes, plantas aquáticas e também de rãs e insectos

Dimensões e peso:
Esta espécie atinge em média cerca de 60 cm de comprimento e tem uma envergadura próxima de um metro, com as asas abertas em voo. Pesam entre 1000 e 1400 gramas e podem viver mais de 20 anos.

Dimorfismo sexual:
Não é difícil distinguir entre machos e fêmeas. Os patos têm a cabeça verde e também um anel branco no pescoço, o corpo é mais acinzentado. As fêmeas têm um corpo e cabeça de tom castanho e são mais pequenas que os machos. Fora da época de reprodução estas diferenças são menos evidentes, mas continua a ser fácil distinguir entre machos e fêmeas, até porque o bico dos machos é sempre mais amarelo enquanto o das fêmeas é acastanhado.

Reprodução:
A fêmea põe entre 6 e 15 ovos e as crias nascem entre 24 e 26 dias após o inicio da incubação. As patas são excelentes mães e controlam toda a sua prole por maior que seja.


Publicidade


Galeria fotográfica

Classificados
São Paulo, Brasil
Venda de Filhotes
Porto, Portugal
Procuro Cavalo Lusitano
Carnaxide, Portugal
Cão encotrado em Carnaxide


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy